quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sobre o blog, sobre mim e sobre outras coisas.

O texto grandão de hoje se fez necessário após escutar muitas vezes a pergunta: "Mas e a Cris? O que ela acha da sua versão OFF?" ou "Onde você encontra tanta roupa baratinha?". Acho bacana um post contanto a história do blog, a minha história e do meu saldo com 2 anos de HVA OFF.

Tudo começou quando encontrei o blog da Cris Guerra, enquanto fuçava os links da Paula. Eu nunca, nunquinha tinha entrado em blogs de moda. Apenas conheci a Paula, entrei no blog da marca dela e tinha uma foto da Cris. Entrei no seu blog e, como todo mundo que vai lá, adorei suas produções. Entrei no Para Francisco em seguida - e me debulhei em lágrimas. E, mais uma vez como todo mundo, fiquei pensando naquela mulher que se vestia tão bem, mas tinha uma história de vida tão triste.

Passei a acompanhar seus blogs da agência que eu trabalhava como diretora de arte. E, de tabela, todo mundo da agência passou a fazer o mesmo. A gente só lamentava as roupas de grife, inacessíveis para as pobres mortais. Um dia, quando o chefe não estava, claro, a Júlia, minha designer, criou do nada a versão OFF do Hoje Vou Assim, que na época chamamos de "versão pras pobres" de brincadeira. Quando eu vi o blog, quase me mijei de tanto rir. Na mesma hora convoquei todo mundo pra tirarmos fotos e postarmos o preço das roupas.

É claro que foi só nesse dia. Não atualizamos mais o blog, eu nunca tinha tido um e nem me interessava em ter, pois, de acordo com meu pensamento na época, eu tinha mais o que fazer.

Num feriado, entrei como de costume no blog da Cris e tinha um post assim: "O HVA não pára de virar referência. Olha isso. Sensacional!"
E quando entrei...era o HVA OFF!! E vários comentários da Cris dizendo que tinha amado a ideia, que estava morrendo de rir. Nesse dia eu saquei que a ideia era do cacete mesmo. E eu, que sempre gostei de moda mas me virava em outlets, bazares e brechós, comecei a gostar da proposta de ter um blog que falasse e mostrasse isso na prática.

Tanto que, no iníciozinho do blog, a própria Cris já posou comigo uma produção inteiramente OFF.

Minha família não tem grana, trabalhei para ter bolsa de estudos e usava os livros da biblioteca da faculdade. Então comprar roupas nessa situação é luxo, concordam? Mas não me dava por vencida: entrava em tudo que é loja, desde aquelas portinhas de Copacabana até em loja de grife mesmo e perguntava pelas araras de desconto. Acho que nunca tive medo de entrar e perguntar. Com essa atitude, garimpei muita coisa boa até em loja de shopping!

Quem acompanhar desde o início do blog vai notar uma grande evolução. Antes desse espaço virtual eu estava sempre de jeans+camiseta, achava que vestido a gente usava 2 vezes e já não tinha mais o que inventar dele. O exercício de se fotografar diariamente e de ter um público te acompanhando, te força a ser criativa com o seu guarda-roupa ainda mais quando não se tem dinheiro sobrando para investir em todas as novidades da moda. Assim, fui redescobrindo o tantão de roupa que eu tinha. E fui inventando combinações. E, é claro, nem sempre as combinações dão certo, mas isso acontece com quase todo mundo: bola pra frente, o "erro" de hoje é o acerto de amanhã.

E não, não fico ofendida se você não gostar de algum look aqui. Moda dá espaço a várias opiniões. Por que a sua teria que ser igual à minha? Eu posso concordar ou não. Eu posso repensar um look. E ver que, realmente, um sapato fechado teria sido melhor que a sandália. Ou que a blusa estava fora do contexto. E assim eu vou aprendendo, vou tomando como lição, vou tomando gosto. E ainda assim muita coisa pode ser válida como referência, exercício ou reflexão.

Se eu quisesse um blog para receber exclusivamente elogios, estaria todo dia com alguma roupa da moda. Não fugiria do padrão. Não tentaria inventar combinações com meias-calças amarelas ou rosas. Não viraria blusas do avesso. Não quero um blog para ser a criatura mais fashion do meu bairro. Quero um blog para mostrar que nem sempre precisamos comprar para seguir tendências. Que nem sempre o meu certo pode ser o seu. Que ousar é da minha natureza. Que eu não consigo pagar caro numa roupa. Que pode causar estranhamento, mas aqui na minha cabeça abre caminho para uma série de outras ideias. E nunca imaginei que isso tudo pudesse dar samba.

Eu não tenho quase tempo de entrar nos blogs para acompanhar, meu trabalho exige muita dedicação e até as minhas horas de almoço e de folga. O comprometimento de ter um blog é esse: quando menos se espera, vem um montão de coisas boas. E se descobre muitas outras ao longo do processo.

Update: Acabaram de perguntar pelo twitter e vale a pena escrever aqui: As minhas produções diárias são tanto para o trabalho, quanto quando vou até a esquina tomar sorvete, ao shopping, encontrar amigos, ir ao cinema, a uma festa...quando eu não saio de casa, aviso aos leitores que fiquei indoor (hehe) e monto as produções pro "Comprei e nunca usei" ou testo outras combinações mais improváveis.

48 comentários:

RAQZ disse...

clap! clap! clap!

Ana Paula Ferreira disse...

Parabéns pelos 2 anos, Ana!!!
Adorei o texto! Que bom que vc sacou que era uma idéia ótima msm e hj está aí, arrasando!
Beijão!

Clau Bartoly disse...

mil parabéns, ana! tudo com jeito desafio é mais legal, e se vestir (com muito humor) não fica fora disso! a-do-ro! bjssss clau bartoly

bycarolinafabris.com disse...

Oi Ana. Que bacana este texto. Li tudo sem me cansar... parabéns pelo blog. Achei muito interessante você explicando de onde surgiu e tal pq eu nunca tinha imaginado.
Muito legal sua história.
Um mega abraço.
Carolina.

www.marchenoirmode.wordpress.com

Gabriela Galvão disse...

Aninha, c eh uma fofa, seu blog eh demás por isso, principalmente.

A idéia eh ótima, mas tem uma cabidão magavilhoso para se sustentar -vc, calaro-!

Bisous!

Wiliana Queiroz disse...

Bacana! Gostei da história. Não conhecia os detalhes. Até pq pelo off eu confundi os twitter srsr. Bjos e sucesso sempre!

Alice disse...

Ih, fiquei até lisonjeada, porque escutei essa história toda pessoalmente. Parabéns, Ana! Niguém chega a um lugar de visibilidade em vão. Um beijo e boa sorte.

Escrito de Batom disse...

Legal saber sua história..
To adorando acompanhar seu blog xará!
Bjos e parabéns pelos 2 anos de HVA OFF!!!
=)

lea disse...

Parabens, e bem assim mesmo, isso aqui e um vicio, mas vicio dos bons, se e que tem isso, rs bjos

Anônimo disse...

Que bacana,adorei conhecer um pouquinho mais de você e da historia do blog.
Muitas vezes entrei em blogs e quando via que as roupas eram de marca e muitas das vezes caras e fora do meu padrão de vida eu desanimava,hoje já vejo com outros olhos e por causa do seu blog tenho entrado em varios brechos em busca de descobertas.
Obrigada pelo post.
Beijos

Érica disse...

Adorei o post, Cris
Acompanho seu blog diariamente e adoro tanto sua idéia de fotografar os looks que faço isso as vezes. Quando falo pro marido que vou fotografar meu look pra ver se ficou legal ele diz que sou louca: "Aqui não tem espelho, não?". E pra explicar que vou saber melhor se vir a foto no computador... Culpa sua!
Só tenho que lhe dar os parabéns pelo blog e desejar muito sucesso.
Bjs!
Érica

Ana Carolina disse...

Me acostumei também, ao longo de 2 anos, ao ato falho do pessoal me chamar de "Cris" ao invés de "Ana".

Hehe.

juliana g. disse...

1 - que delícia receber sua visita lá no site =D
2 - vem pra JF correndo que eu te levo pra tomar um choconup! rs (tu anda muito viajada. mas qdo arrumará tempo para nós? sua sogra e eu? rs
3 - pois é ana. estou mordendo a lingua. vc não tem ideia de como estou alucianda pela MAC. olho para os produtos da marca e fico babando, doentemente, babando! rs
4 - eu achei teu email sobre Bs As. logo envio outro de volta (Acho que ainda não respondi ele. se respondi, vou responder de novo pq tenho novidades)
5 - amei seu post de hoje. embora eu conheça sua história é sempre bom ler sobre você novamente

beijoooooooooooooooos

Unknown disse...

Parabéns Ana, sou tua fã... e sempre vejo os dois... ADORO!!!!!
Continua tá, mesmo dando trabalho.

Albânia Lira

Ana Carolina disse...

Oi Albânia, dá trabalho, mas é uma trabalheira gostosa!!! :D

Beijos!

Keliane disse...

Que história linda, antes de ter um blog eu acompanhava o blog da Lilian do Achados do dia o seu e o da Cris, adoro.

bjão

Priscila Knechtel disse...

Muito bacana a história do hva off! Fiquei super feliz por você, mesmo não te conhecendo tenho um carinho e torço muito por ti. Acho que de acompanhar o blog diariamente a gente fica se sentindo meio íntima, sabende de detalhes da tua vida..ehehehe

beijinhos
http://deliriosdeconsumosa.blogspot.com

Cláudia Paulino disse...

Aninha querida, o blog da Cris foi o primeiro que conheci, curtia muito, mas achava que as roupas que ela usava "não cabiam no meu orçamento". Nunca usei, nunca comprei roupas de grife.
Nunca tive "aquele sonho adolescente" de ter a calça mais cara, de usar a mochila da moda... sempre tive os dois pés no chão.
Quando conheci o seu blog, me senti em casa.
Olhando pra vc, eu consegui me enxergar.
Pra andar na moda, pra ter estilo,
dinheiro nem sempre é a solução...
Te acho muuuito criativa, muito despojada e o mais importante, te acho extremamente alegre, simpática, vc tem um sorriso que contigia.
Sou sua fã, de verdade mesmo.
Já aproveitei muitas dicas suas.
E essa troca que o blog proporciona é muito bacana: a gente poder comentar, a gente poder se inspirar na moda de uma outra pessoa !!!
Parabéns pelo blog e por ser essa "moça bonita, moderna, alegre e tão acessível que vc é " !!!
Beijoooocas com muito carinho

Stella - Jaú-SP disse...

Adorei saber a história do blog. Te admiro ainda mais. Continue iluminando meu dia. Sou sempre sua fã. Beijos mil

Anna Kuhl, diga kil disse...

Ana,
sou sua xará e acho a idéia do blog super "do cacete" mesmo. E fica ainda mais legal quando a gente descobre uma história de vida do outro lado do teclado, que bem que podia ser a nossa. Também tenho um blog de produções baratinhas, é muito uma ideologia mesmo, de usar a criatividade e garimpar muito pra ter looks legais, e com certeza o seu blog é referência também ! Bjos, Anna -
http://creyssaphyna.blogspot.com/

Ruiva Cohen disse...

Eu amo o blog!! Continue sempre assim. Adoro moda, mas não tenho grana para comprar roupas de grife. Acho excelente a ideia de criar looks modernos com roupas acessiveis a todas as mortais....

super beijo!

VERÔNICA disse...

É verdade, Ana. Tem gente que acho que ser blogueira é ter glamour... e a gente rala muito!!!

bjs

brechoparaquemechic@bol.com.br

Michelle disse...

Oi Ana,
Que coisa legal, menina! Amei ler sobre "os bastidores" do HVAOFF. Vc matou a minha curiosidade, sobre a qual eu nunca quis perguntar heheheh.
Eu descobri seu blog numa matéria do Correio Braziliense aqui de Brasília, e desde então acesso todos os dias. Acho muito legal meeeesmo a proposta do blog (e seu senso de humor, que muita gente não tem, né rs).
Parabéns pelo trabalho tão bem feito!
Abraço :)

Munique disse...

Caramba! Além de se vestir bem, vc tb escreve muuuito bem, amei o texto.
Beijos.

Coni Botero disse...

súper!!! excelente post!!!!!!!!!!!!!!

Mimi Farias disse...

Nossa! Parabéns! ^^ Adorei o texto Gosto mto do seu blog, pela criatividade, seu bom humor, seu carinho com as pessoas que passam por aqui. Q HVA OFF continue a ser um sucesso!
:*******

alineaimee disse...

Fofa, amei conhecer a sua história!
Vc é uma querida e estou com saudades!

Beijoca!

Xênia disse...

Que maravilha de post. As pessoas têm confundido moda com estilo, e não entendem o principal propósito de usar essa ou aquela roupa: ser você mesmo, mostrar sua personalidade. Quando se é consumido pela moda, ao invés do contrário, se corre o risco de se descaracterizar, ser igual ao "outro que está moda", e não você mesmo...Parabéns pelos 2 anos do blog, por sua coragem e personalidade!
Bjus!!!
Xênia
www.coisinhasedesign.blogspot.com

Luxo de Pink disse...

Ana, adorei saber mais da historia do seu blog:)
Bjossssss

Irina disse...

hum,gostei do post bem esclarecedor, bonita historia como vc tem muita gente tbm tipo eu que num tem dinheio pra roupas de moda eu compro tudo na promoçao,ate sapatos e compro sempre marcas boas,e tem gente que acha que dinheiro e capim e deve ter um gramado em casa.
bejos e continue assim esta mulher incomparavel e por isso que vc e seu blog se distacaram pela diferença beijos!

Cláudia Accioly disse...

Adorei saber a história do blog. Inspiração de ser feliz gastando pouco.
Bjos.

Alemdalinha disse...

Arrasou Ana! Como já tinha te falado acho seu blog super corajoso e me identifico total! Pra frente e avante!!!
bjs

Bruna Tassis Fotografia disse...

Ana, cada um tem sua história. Divulgada ou não.
A Cris conqustou o espaço dela, que se confunde com a história de vida que ela contou. Como escreve muito bem, podemos dizer que ela encantou.
Ao mesmo tempo, ao passar imagem de mulher com um história triste, mãe zelosa, com roupas de grife e etc, a sua figura se distancia de quem lê. Não que ela não seja como cada uma de nós, ralando, sem tempo e etc. Mas a imagem dela é de distanciamento da mulher que somos. Causa admiração.
Você tem sua história, que guarda e reserva para você. Você usa roupas que são mais acessíveis $$. Você responde no blog e emails. Você é semelhante, você é simpática, você é acessível. Você causa identificação.
Ambas tem seu trabalho, seu valor.
E o seu é de reconhecimento.
Eu não precisei saber sua história para me identificar, mesmo porque não temos histórias parecidas.
Precisei apenas saber que você tá na sua, conquistando seu espaço. Sem culpas.
Sem pesos.
No seu blog eu procuro opções, variações, brincadeiras, originalidade, 'estranhices'.
Independente da roupa, fica a atitude.

Ah, e sobre BH, eu sou a maior enrolada, não preocupa não, rs.
Quase sempre que vou acabo nem ligando prá ninguém. So fico na vontade e enrolo...
Mas se der certo, vou adorar.

Bjim.

Tânia Neves disse...

Amei saber a história do blog! Mto legal mesmooooo! Bjão e tenha um lindo dia!

@NelCavalcanti disse...

"O exercício de se fotografar diariamente e de ter um público te acompanhando, te força a ser criativa com o seu guarda-roupa(...)"
Adorei essa frase. Adorei saber a história do blog!
Adoro vc e seu estilo.
Fica com Deus!!
Beeeijos

Andréa Vieira disse...

Simplesmente.....
Adorei!

Jac P disse...

É muito bacana saber mais de vc, da sua historia!
Ontem passei em frente a uma vitrine da MBExtra. Tem uma sapatilha com design idêntico ao da Imporium q custa R$ 469,00 contra R$ 59,00 da outra. Só pq é de couro e leva a grife MBE?
Alguns dirão que a qualidade é maior. É provável... mas precisa custar R$ 400,00 A MAIS POR ISSO?!!
Me parece um pouco demais. Faço o possível pra me inspirar, mas pra manter os pés no chão. Entrar nessa espiral de consumo desenfreado e a qq preço, me parece um valor a discutir.
Moda é uma delícia, comprar é uma diversão, mas gastar num sapato o valor do salário de um mês de muito trabalhador é, pra dizer o mínimo, questionável.
Muito bacana a sua proposta.
Bj e mais sucesso

Unknown disse...

Entro no blog todo dia. Fico até triste se não tiver novidade. Acho a idéia ótima e sinto inveja por não ter uma atitude igual. Só o fato de vc conseguir um tempinho do seu dia para alimentar o blog é sensacional. Acho que eu não conseguiria.

Você ainda é diretora de arte?? poderia dizer de que agência??

Bjus parabéns pelo blog

MariaVitrine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria vtirine disse...

Seu blog, sua história, seu empenho, sua luta... tudo isso, serve como um baita exemplo. Uma inspiração. Parabéns Ana!!! Sucesso pra você! Beijão

Loo disse...

<3 <3 <3 <3

Carol Bessa disse...

Ana, vc deve saber. Adoro seu blog! Acho criativo, divertido e inspirador. Acho que depois dele também passei a ser mais criativa ao me vestir. A gente tem várias coisas no armário, mas por preguiça acaba usando a mais básica. E é tão legal fazer combinações diferentes e depois ser elogiada no trabalho, em uma festa, não é?
Parabéns pelo aniversário do blog. Qualquer dia vou posar para o look das leitoras. Beijos.

Kátia disse...

Adorei saber um pouco da história do blog.
Mesmo não sendo nada ousada nas minhas produções, adoro ler seu blog diariamente.

Bjss

Unknown disse...

Gosto muito do blog, principalmente pela proposta de roupas mais baratinhas. Tem alguns blogs que são totalmente inacessíveis nos preços das roupas e dá pra ver que dá pra gastar pouco e se vestir bem!
Parabéns! Bjs

Patricia Cosenza disse...

Adorei o post! Principalmente a ênfase na criatividade na hora de se vestir. E no fato de comprar não necessariamente ser uma necessidade. Farei uma referência a este post no meu blog, ok? Se quiser conferir, passa lá.
Bjs!

http://stylemug.blogspot.com/

Celinha disse...

Gosto muito do seu blog, tem sempre umas produçoes que me ajudam diariamente.
Bjs.

Anônimo disse...

Adoro seu blog, amo sua produções e elas me inspiram! Gosto da idéia de se vestir bem sem pagar caro para isso!
Sucesso sempre e grande beijo

Vivianne Rocha disse...

Conheci o Blog agora e já fiquei apaixonada...

Você tem uma alegria, simpatia e dinamismo que contagia...

Parabéns pelas produções e quem sabe aproveito pra tomar coragem e sair do jeans e camiseta *rsss

Bjs e sucesso...