quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sobre compras em sites internacionais

Algumas meninas pediram que eu fizesse um guia de sites internacionais, como comprar, se é seguro, se paga taxa...bem, antes de mais nada devo dizer que sou tão leiga quanto, rs! A diferença é que peguei dicas em alguns blogs e indicações de amigas, então as minhas compras foram mais calmas e me senti mais segura.
Site do Queen's Wardrobe, onde comprei a jaqueta do look de ontem.
Normalmente uma amiga fala que comprou tal coisa, manda o link, eu vou lá, clico, gosto (rs), pago preenchendo apenas a senha do paypal do meu marido (é, gente, eu nem sei como abrir conta nesse site!) e fico contando os dias para a chegada da encomenda. Lembrando que o IOF para compras internacionais aumentou. Mas mesmo assim é a alternativa para comprar mais barato que no Brasil, por itens que a gente nem sonha encontrar aqui.

Já comprei pomada Schwarzkopf por 4 dólares + frete de 10 dólares no Ebay, enquanto aqui custa 90 reais. O que eu faço sempre é verificar as qualificações do vendedor.

Outro risco é o de ser taxada pela Receita Federal e isso é loteria. Nunca fui taxada, nem quando comprei no Queen's Wardrobe, nem no Cherry Culture, que no caso deles, "burlam" colocando um valor menor que o da sua compra e discriminando como "art supplies" para tentar fugir dessa taxa (o que também pode ser ignorado pela Receita, eles podem abrir e cobrar as taxas pelo valor dos produtos), mas acho que foi sorte.

Algumas das minhas experiências:

  • Fique sempre às medidas do que for comprar. Se for casaco, tire suas medidas e compare com a do site. Chineses tem a estrutura menor que a nossa. Uma vez comprei um vestido que ficou tipo uma blusa! haha!
  • Não espere acabamentos impecáveis. A não ser que você compre em sites mais especializados, como a Asos.
  • Sempre há um risco da encomenda extraviar ou sei lá o que (até encomendas nacionais correm esse risco). Mas nunca tive problema, só com o Cherry Culture, que levou quase 2 meses - mas chegou! No Queen's Wardrobe eles mandam o código de rastreamento, super tranquilo. Se preferir, pague a mais para ter esse código.
  • Se quiser que sua encomenda chegue super rápido, tipo menos de uma semana, compre pelo Fedex. Mas saiba que esse tipo de serviço é sempre taxado em 60% do valor da remessa.

Eu poderia chover no molhado, mas pra que se vários blogs fizeram guias super bem explicadinhos e detalhados? Então, para quem tiver dúvidas, sugiro uma leitura nos seguintes posts:

- Manual de compra e venda do Ebay
- Como comprar em lojas gringas pela internet
- wholesale Dress - guia básico
- Tutorial Paypal + guia de taxas em compras internacionais
- Lista de Vendedores recomendados no Ebay

Ah, sobre as lojas nacionais que indico aqui: só indico as que conheço, comprei e sei que são confiáveis! Não quero ninguém botando meu nome na boca do sapo depois, hahaha! :)

Beijinhos!

3 comentários:

Cátia Susane - Fashion Wolf Woman disse...

Oi Ana! Eu amo comprar pela net! Já perdi a conta de qtas vezes comprei desta forma! Ultimamente tenho comprado mto no ebay coisas que não encontro o modelo ou preço bom aqui no Brasil e Paraguay! Pois moro em Foz do Iguaçu! Então se sei que não tem no PY eu compro pelo Ebay mesmo!
Minhas ultimas aquisições sao umas meias lindassssssssssssssss! Se quiser dá uma passadinha no Blog! Acabei de postar! beijos!

J disse...

por experiência própria, diria que se a encomenda for entregue pelo correio normal (nada de FedEx e cia, pois aí na CERTA vem boleto com taxa) e vir marcada como 'gift', de pessoa física p/ pessoa física, a chances de taxarem são praticamente nulas. depende do produto e do valor também. eu pelo menos nunca paguei qualquer taxa recebendo dessa forma - a maioria das encomendas vieram da china, coréia, estados unidos e inglaterra. a maioria dos vendedores chineses no ebay devolve o dinheiro caso o produto não chegue em 60 dias.

Rafa Arêdes disse...

Comprei um vestido preto de renda na Asos e foi uma compra MUITO tranquila! Sem taxas, sem demora exagerada. O produto é realmente impecável e acho que ao todo foi R$60,00.
A melhor coisa é esperar liquidação da Asos, vc acha muita coisa boa!