segunda-feira, 9 de maio de 2011

Algumas lições

Ana veste:
Blusão jeans Renner - 59,90
Blusa Leader - presente da marca, mas era 49,90
Calça Cantão - 79,90
Sapatilha Santa Lolla - 99,90
Cinto O Artífice - 15,00
Colar Très Chic Store - presente da marca

------------------------------------------

Diário do Desapego 5

Lembram que vira e mexe no verão eu tava reclamando aqui que eu não tinha roupa? Hahaha, claro que é uma brincadeira por conta da limitação que o calorão impõe com nosso guarda-roupa. Mas achei divertido ver o espanto da galera quando eu escrevi aqui que se foram mais de 100 peças de roupa da minha vida. E eu não fiquei pelada por conta disso! Hehe.

Algumas meninas escreveram falando que não tem roupa mesmo comprando toda semana ou que não tem grana para reinvestir no armário após uma limpeza. Eu era assim na minha fase estagiária: usava qualquer coisa e comprava tudo bem baratinho só pra dizer que tinha volume - mas a qualidade é bem diferente da quantidade!

Algumas ideias que eu dou pra vocês para evitar lotar o armário de compras perdidas:

- Não se deixar levar por marcas/grifes. Um exemplo? Uma vez fui a um bazar da Isabela Capeto com tudo a preço de banana e só usei até hoje 2 peças das 5 que comprei.

- Eu sempre bato nessa tecla: vale mais economizar e comprar um blazer de boa qualidade e corte, por exemplo, do que comprar vários baratinhos que não duram uma semana e já dão bolinha no tecido.

- Investir mais em peças atemporais, mais clássicas, com estampas menos datadas. Impressionante como alguns casacos mais coloridos eu já peguei birra e meu blazer preto da MNG que comprei no brechó (ahá!!) eu nunca enjoo e opto sempre por ele nas produções! Claro que não é pra encaretar, mas a gente tem que ter um bom-senso e equilibrar o armário.

- Use! Use! Use! Meu exemplo diário aqui: eu me visto para aprender a me vestir. Sem medo. Sem culpas!

- Bazar de trocas entre amigas: assunto explorado à exaustão, mas que é SEMPRE bem-vindo!
Saia que eu tava de olho há tempos, na liqui só tinha essa, tamanho G (sou P!), comprei. Pergunta se mandei apertar ou se usei? Doce ilusão. Vai pro bazar!

27 comentários:

Esmaltoterapia disse...

Ai Ana, preciso aprender a fazer isso, por que acabo comprando um monte de roupas baratinhas, mas nào duram muito mesmo...E acabo nao comprando em loja de marcas primeiro por que tenho vergonha de entrar dentro da loja e pelo péssimo atendimento e depois por que eu acho tudo muito caro...rs...Mas suas dicas valem ouro...Bjs, Joyce.

Olívia Palito disse...

amei o look de hj!
eu tenho um problema pra comprar roupa muito grande... meu problema nao é nem o desapego, sao as coisas q eu compro pq na hora o marido apressa ou eu acho lindo mas nunca uso...
isso tem cura?
hahahahahaha
bjo bjo
pri

Tífani Albuquerque disse...

Ana, suas dicas são excelentes! Preciso me lembrar delas pra começar a dar uma mudada no meu layout rsrsrs
Bjocas

Ana - Hoje Vou Assim OFF disse...

Nunca vesti 36: não exite isso de alguém de loja de marca destratar!! Aliás, existe, mas eu conheço lojas que atendem super bem e quando não atendem, eu dou bronca mesmo!!! Não tenha medo: você é consumidora como todo mundo!

Beijos

Caschu disse...

Ótimas dicas!

Eu realmente acredito em ajustes, mas é preciso bom senso. Diminuir a barra, apertar um pouquinho na cintura, trocar um botão de lugar.

Transformar uma roupa G em P provavelmente vai ficar só na ideia...

www.tolamaravilha.blogspot.com

Pri disse...

Adorei e vou postar no meu blog tb! Com créditos, claro! ;)

VERÔNICA disse...

Você tem razão principalmente quando diz das troquinhas entre amigas!!! As roupas de que mais gosto e uso vieram todas de troquinhas... as que comprei em lojas sempre ficam esquecidinhas no guarda-roupas. Até te mandei por email um look OFF do OFF rsrss que usei agora no dia das mães, todas as peças vieram de troquinhas com as amigas blogueiras!!!!

bjs

brechoparaquemechic@bol.com.br

Leslie Sandes disse...

Chuchu, adoro seu blog! Tá na hora de fazer um guia pras estagiárias que gostam de se vestir bem! Reunir toda a sua experiência dessa época + suas experiências pós vida de estagiária. ;D(eu adoraria!)

Andréia disse...

Anaaaa, estou esperando o teu bazar !
Bjins, Andréia.

Simone disse...

Aiiiii amore como vc é fina adorei seu estilo e das dicas que vc deu sobre compras ( apresar que ir em uma baciada 5 conto e repetir o mantra só o necessário é bem dificil) kkkkkkk

beijos amore estou te seguindo e te convido para o meu blog ;)

http://soumagarota23.blogspot.com

Kha disse...

Onde é o bazar?????
Eu quero!!!

Srta. Anacleto disse...

Mas me diz: vai rolar venda por aqui de alguma pecinha que saiu do guarda-roupa?

Camilla disse...

Ana, adorei as dicas!
E essa saia aqui do fim do post?
LINDA!

Beijinhos!

Bazar da Déa disse...

Oi Ana! td bem? Olha, acabei de montar um blog do meu bazar ( que já existia aqui em casa) e já coloquei seu blog como "blogs que sigo", pq além de vender quero divulgar e dar dicas de modas. Inclusive adorei o seu post sobre os Oxfords e estou pensando em replicá-lo, claro que com os seus créditos! vai lá dar uma olhada e se puder , pode divulgar! tem muito mais roupas aqui em casa... mas ando com dificuldade de tirar fotos! bjs e Parabéns! seu blog é muito legal!

Bazar da Déa disse...

Esqueci de deixar o endereço do blog!
www.bazar-da-dea.blogspot.com
Valeu! beijos!

Cláudia Paulino disse...

Adooooro suas dicas, mulher !!!
Vc arrasa demais !!!
Olha, babei nessa sapatilha !!!
Eu e minha fixação por peças de oncinha... Aff !!!
Claro que tbm amei a camiseta !!!
Beijooooooocas

Unknown disse...

Ana, acompanho diariamente seu blog e adoro, mas essa é a primeira vez que comento...
Vejo não só no seu blog mais em outros que também acompanho todos os dias como vocês e outras meninas compram muitas coisas, e fica minha dúvida: como vocês conseguem comprar tanto? Sinceramente não sei... eu, raramente consigo comprar alguma coisa... e o que acontece? estou precisando urgentemente renovar todo o meu guarda roupas... e não falo isso só porque vejo e quero, falo porque realmente preciso. Aí no começo do mês tenho grana pra uma coisa... o que eu faço se preciso de um sapato, tênis, calça, blusa, casacos, bolsa e etc?? Entro em desespero... aí você vai me dizer, cada mês você compra uma coisa... mas aí, quando vê já é verão e eu ainda nem comprei as coisas de inverno... tenho até uma lista de coisas que preciso e diariamente risco, coloco outra prioridade, no outro dia mudo de novo e assim vou vivendo... desculpe te encher de blá blá blá, mas, me conta essa fórmula que você e outras meninas tem que conseguem sempre roupinhas novas no armario!! grande beijo!!

Ana - Hoje Vou Assim OFF disse...

Oi Michele! Vamos lá:

Eu realmente compro um pouco de cada ao longo do ano, hehe. E já tive vários períodos da vida, como agora, que não posso comprar ou não tenho grana. Mas algumas coisas podem ajudar vc a comprar mais peças de uma vez a bons preços: um bazar de uma marca, uma liquidação ou uma loja de departamento que parcele! Eu faço isso há anos e por isso meu armário é relativamente cheio de peças.

Esse look só tem itens que comprei há bastante tempo: essa calça tem uns 4 anos, essa camisa jeans tem 1 ano, o cinto tem meses...

Não entre em desespero: compre sim o que você mais precisa a cada mês e cuidado com o parcelamento para não embolar tudo nos meses posteriores. Outra coisa é bazar de troca com as amigas, super dá certo! Eu faço sempre com minha mãe, por exemplo!

Para vc não ficar doida comprando peça de inverno quando já vai começar o verão, uma dica: não se prenda totalmente a moda. Compre um blazer de alfaiataria básico e ele vai durar anos a fio para o seu inverno e meia estação. Assim como vestidos mais clássicos, botas...no verão eu evito comprar roupa: os acessórios fazema diferença quando o que vc mais quer é usar pouca roupa! rs.

Se vc ainda tiver alguma dúvida, me fala!

beijocas
Ana

Paula disse...

Ótimas dicas Ana, principalmente a parte de investir em peças atemporais. Sério, eu não entendo essas meninas que gastam uma fortuna numa peça de roupa que é o último grito da moda (ai que expressão velha) atualmente, mas que daqui a um ano vai tá todo mundo olhando com cara de "ai que coisa last season". Isso não acontece sempre? Você vai comprar uma roupa que custa os olhos pra usar durante meses? Sério? Se a pessoa tem muuuito dinheiro pra gastar, ótimo pra ela! Mas tenho certeza que não é a situação da maioria.

Rossane disse...

Ana,

Leio seu blog diariamente, mas nunca comentei. Acho muito engraçado quando vc diz que o calor limita as opções...Eu moro na região serrana de Santa Catarina, então vc já imagina o frio daqui não eh? O nosso sonho de consumo é poder usar vestidinhos, bermudas, regatas, durante o verão, e quase não conseguimos! E no inverno, as roupas são muito mais caras e as possibilidades de variação ficam muuuuuuuuuuito limitadas. Sabe aquelas jaquetas quentinhas? Vem inverno vai inverno e elas continuam ali firmes e fortes (a gente não aguenta mais olhar pra elas, rsrsrs). Por isso posso dizer de cadeira, roupas veranis são mais baratas, leves e fáceis de usar. A gente pode até ficar mais chic usando roupas de inverno, mas que atrapalham o movimento da gente, ah isso ninguém tenha dúvidas. Mas apesar de tudo, adoro seu humor e sua ousadia nas combinações...
Bjkas
Rossane

Ana - Hoje Vou Assim OFF disse...

Oi Rossane!

Dois pesos e duas medidas! haha! Aqui o calor do Rio beira o insuportável no verão. Imagina pensar em roupas e vesti-las quando o termômetro marca 45 graus e sensação térmica de 50!!!

Aí vc quer usar um cardigan pra compor melhor o look e nao consegue, aquele oxford que vc ama arranca sangue nas altas temperaturas e tudo que vc quer vestir é apenas um biquini! haha!

Mas vc tem razão: deve ser um saco só ter como opção vestir casacos, botas e calças...

Beijos

Gabi Soares disse...

Que colar maravilhoso é esse? Adoooooorei!
Beeeijo.

http://gabisoaress.blogspot.com

Unknown disse...

qual bazar que vc vai colocar as roupas? beijoss

Marina Moscardini Souza Lellis disse...

Ótimas dicas, Ana! Eu sempre fui mais pela quantidade do que pela qualidade, mas ultimamente estou mudada.

Adorei o look, muito linda essa sapatilha!

Beijos

Bruna Tassis Fotografia disse...

Só prá polemizar: volta a questão "o que é off?"
Off é pagar pouco?
Off é melhor custo-benefício?
Pagar caro numa peça que durará anos e para sempre ever, and ever and ever é off se eu parcelar ou se eu diluir pelos anos?
E se eu tenho grana e gastar o que não me faz falta não é bom custo-benefício?

Há!

Polemizei!
(mas só porque realmente gostaria de entender o off e como a gente uso os conceitos a favor de nós mesmos, pelo menos EU uso!)

bjim.

Cat e Ju disse...

Ana, excelentes dicas. Eu já aprendi horrores desde que te comecei a seguir e não digo isto só para te babar, hahaha! É a mais pura verdade. A penultima dica, para mim, é a melhor. Eu também aprendo a vestir-me todos os dias quando posto os meus looks no blog. E olha que a evolução é mais que notória!!

Deia Lopes disse...

Queridaaaaa que tudo seu blog hein parabens!!! Amei esse look animal print... seguido você um beijo