segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Recessionismo fashion: fotografando o que se tem.


4 dos meus 12 coletes. E eu não sabia que tinha tudo isso.

Um dos principais problemas do meu dia-a-dia ao me vestir é lembrar de tudo que tenho no armário. Não tenho muito espaço disponível e, por incrível que pareça, meu guarda-roupa é pequeno pro tanto de roupa que tenho. Ou seja: sempre, mas sempre está uma bagunça.

Já dei várias dicas de organização aqui no blog, mas com uma rotina de trabalho muito louca a gente acaba perdendo a paciência de ficar arrumando tudo bonitinho. E quem é que nunca esqueceu que tinha determinado sapato ou sandália? Eu esqueço e relembro das minhas roupas, bolsas e sapatos diariamente. E olha que eu o arrumo de 3 em 3 meses e me livro de tudo que não uso mais doando ou separando pra bazar.

Por mais que eu arrume, as gavetas acabam virando uma bagunça de novo. E para contribuir com isso minha mãe "desova" uma mala de roupas (oba!) que não quer mais todo mês aqui em casa. Graças ao blog, cada vez mais marcas mandam todo mês roupas e sapatos para que eu use nos looks. O bom disso tudo é que economizo (e é uma economia muito bem-vinda) e sigo firme no recessionismo fashion, mas até pra isso é preciso se organizar, saber o que tem ou não se tem. E se precisa realmente ter.

Por exemplo, quando eu estava à procura de uma calça cenoura preta. Fui um dia ao shopping só para comprá-la, foquei ela e nada mais. E fora isso não fico zanzando em shopping não - a probabilidade de comprar algo que não preciso é grande.

Tenho sentido um baita orgulho da seção "Comprei e nunca usei" estar desatualizada por aqui. Isso significa que eu tenho feito cada vez mais compras conscientes ou usado o que tenho no armário. Mas para não esquecer de nada do que tenho e contribuir na criação dos looks diários do blog, estou fotografando todas as peças do meu guarda-roupa.

Não vou enganar, é um trabalho danado e chato toda vida, mas não vejo outra solução. Um outro ponto positivo é reavaliar o que se tem demais (exemplo: alguém realmente usa 30 calças jeans?) e observar roupas que sigam as tendências das estações e se encaixem nelas. Se eu tenho um vestido de estampa liberty que comprei há 3 anos e está na moda, pra que vou comprar outro?

Baixei também um aplicativo gratuito pro meu celular chamado IWardrobe. Com ele você fotografa as peças de roupas e monta outfits a partir delas. Ainda não testei, mas vou experimentá-lo assim que der uma brecha e publico aqui.

E vocês, quais tem sido suas estratégias para conhecer a fundo o seu armário?

22 comentários:

Patricia Teixeira disse...

Ana, eu tb tenho um guarda roupa pequeno e acabo sempre achando uma "surpresa velha" escondida por lá, mas geralmente eu cismo com roupa, tenho a sensação que uso sempre a mesma coisa! Talvez eu tenho feito o blog para me forçar a usar coisas perdidas lá no meu armário, né?

Depois fala dessa experiência com esse aplicativo aí, deve ser interessante!
Beijos, beijos!

Jacqueline disse...

kk as vezes tb esqueço,mas que coletes mais fofos amei!

Anônimo disse...

a minha estratégia é assim: como meu cabideiro de vestidos, por exemplo, fica num armário de fundo falso e eu não consigo ve-los pra escolher, eu fiz uma lista para catalogar todos eles, descrevendo em pouquissimas palavras cada um para eu lembrar, aí eu vejo o quão grande é a lista e toda vez q eu compro um novo, não adiciono um na lista e sim, substituo dando um que já tenho! a mesma coisa com sapatos já que ficam nas caixas e nem todos eu vejo, tenho uma listinha, dividida em sapatilhas, sandálias, rasteiras... mas já tinha começado essa idéia das fotos, mas nunca fiz tudo, acho que vou fazer tb ;) mas manter uma listinha tb é bom, dá uma consciência qe tá graaande demais! hehehe ;) beijocas querida!

VERÔNICA disse...

Ai, Ana... o seu colete de que mais gosto rsrsrsrsr não está na foto ... é aquele tipo perfecto com tachinhas!!! estiloso toda vida.

Quanto às roupas "repetidas" é assim mesmo. Por exemplo, adoro sapatilhas! Poderia ter uma básica e uma estampadinha, mas toda hora aparece uma mais linda do que a outra. O que eu faço? Coloco a que menos uso, ou a que não ficou tão bem assim no meu pé no meu blog e vendo ou troco com outra blogueira amiga... até agora tem dado certo.

bjs

brechoparaquemechic@bol.com.br

Anônimo disse...

Troquei o guarda-roupas por araras.
Mas aqui pra nós: a bagunça é maior...
hahahahhahhah
#oremos

J disse...

fiz isso com a minha sapataida! de início, fotografava pra mostrar os achados a uma colega. como sempre garimpo 'pechinchas imperdíveis' em brechós, a situação tava feia: eram tantas caixas de sapato no armário que mais parecia um depósito de lojas de calçados. dei uma de marceneira e fiz prateleiras pra facilitar 'o acesso', mas as fotos ajudam na hora de ter uma 'visão panorâmica' pra recordar a turma.

J disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J disse...

fiz isso com a minha sapataida! de início, fotografava pra mostrar os achados a uma colega e postava-os aqui http://www.facebook.com/album.php?aid=2024604&id=1236370593&l=453f04aac6. como sempre garimpo 'pechinchas imperdíveis' em brechós, a situação tava feia: eram tantas caixas de sapato no armário que mais parecia um depósito de lojas de calçados. dei uma de marceneira e fiz prateleiras pra facilitar 'o acesso', mas as fotos ajudam na hora de ter uma 'visão panorâmica' pra recordar a turma.

Cat e Ju disse...

Eu não tenho assim muita roupa, mas de vez em quando dá-me uma coisinha e desato a tirar tudos do armário e gavetas e a arrumar direitinho. Nessas arrumações, sempre acabo por encontrar peças que já nem me lembrava e a pôr de lado outras que já não uso. Vendo essa foto dos coletes, lembrei-me de que foi por causa de um look teu de colete que eu comecei a interessar-me por eles! Até mandei fazer um de capulana, que eu amo! Bjos

KK Nahass disse...

nem me fala!!! sempre dou uma olhada em meu armário tb e sempre tem coisa para levar aos brechós, bazares e doações! af............ ;*****

Deia Godoy disse...

Nossa Ana, lendo o que vc escreveu me encaixo perfeitamente no que diz respeito a esquecer o que se tem...o que ando fazendo é , pelo menos 1x a cada 10 dias, dar uma olhada e mudar peças de lugar...separo minhas roupas por cor, a que está embaixo fica por cima, tb tenho doado e vendido coisas que realmente não uso...só que as vezes vai coisa demais...é um risco.Agora que tenho blog , ele me ajuda a tirar do armário coisas esquecidas, olhar os looks das blogueiras tb me faz relembrar peças que tenho.Não ando vitrineando no shopping, me falta tempo, o bom é que economizo um pouquinho.
Ufa ! Como falei !
Bjks da Déia

Mari disse...

ai, nem me fale ... em tenho 3 armários, um na casa da minha avó, um na minha casa e um na casa do meu namorado.

todos os três estão lotaaaaaaados de coisas, mas me viro sempre com tudo que tem em um só.

na minha casa desisti de armários. comprei araras tipo de lojas e preguei nas paredes. fica mais fácil visualizar as roupas.

mas ... em relação às calças jeans ... como a gente acumula essa peça (e no final acaba usando só uma ou duas SEMPRE!!!)

Raphaela Jordão disse...

Não conhecia o seu blog, adorei!!!!

Anônimo disse...

Ana, me identifiquei muito com este post. Fora a parte de ganhar roupas de marcas, lógico! E além de roupas, tenho muitos acessórios. Minha mãe tem uma marca de bijoux e vive em enchendo de coisas. Quero essa aplicação para o meu telefone djá!
bjs

FERNANDA FERRARI disse...

Ana, eu ganhei um colete jeans, mas é um número menor, daí que não fecha.Ele é tão liiindo! Tem problema usar assim mesmo, já que só vou usar fechado?
Bjks, lindona!

Ana Carolina disse...

Oi Fernanda, não tem problema não! Colete e blazers não precisam fechar para usarmos :) Eles abertos criam até uma linha vertical que nos deixa mais "magras" hehehehe!

E eu adorei ler as dicas de todas!

Beijão!

bruna v. disse...

ai ana, também sofro do que algumas leitoras já disseram nos comments: armários em casas separadas!
é horrível não saber onde está tal coisa! e pra piorar os casas estão a 100 km de distancia!!!!

mas então... como vc vai fazer com as fotos? pq se eu fotografar e deixar numa pastinha no meu computador, é grande as chances de eu não abrir a pastinha e esquecer tudo denovo! ahaha

bjos!!

Lu disse...

Ana, além de doar, troco peças com uma amiga de SP, é muito divertido!, mas gosto mesmo é de mudar roupas que não estou usando.É muito bom transformar em uma peça só minha e que vou usar, já te disse como costuro tenho essa facilidade! beijocas

Clau Bartoly disse...

Ana, essa de fotografar é ótima!! Tô pra fazer isso a séculos, mas com meus sapatos! Guardo todos nas caixas e as vezes esqueço ou não sei onde tá o q eu quero...bjsss

Luziane Lima disse...

Nossa esse post foi ótimo,estava pensando há dias(e coloque dias) de 'revirar' o guarda-roupa,organizar mesmo!!!Foi bom para me lembrar rsrsr.

Luziane,
www.de-sapatilha.blogspot.com

Ana - Hoje Vou Assim OFF disse...

Bruna V., as fotos eu vou colocar em pastas separadas no computador, mas tb imprimir para tê-las à mão (imprimir agrupadas em uma folha mesmo). Estou procurando um polyvore da vida que aceite ter um canal meu e eu consiga colocar minhas roupas nele, pra brincar de montar looks quando quiser!

beijos!

Sinara disse...

Adorei a dica do aplicativo e jã estou baixando no meu iphone! beijusss