segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sem Tabaco, 100% Fashion


Para começo de conversa...


Durante o mês de maio, vamos publicar posts sobre como o cigarro faz mal e não é nada chique. Isso porque aderimos ao “Sem Tabaco, 100% Fashion”, uma campanha que usa a moda para mostrar que o tabaco não tem nada a ver com beleza e bem-estar.


Por incrível que pareça, o pessoal que criou este movimento não é da moda e até resistiu um pouco para entrar nesse universo. Mas, depois de sete anos, os médicos do
Centro de Câncer de Brasília reconhecem: difundir uma campanha antitabagista de um jeito fashion dá muito certo, especialmente quando o foco são os adolescentes e as mulheres.

Cá para nós, dizer que o tabaco mata não é novidade e nem funciona para estimular as pessoas a não fumar. Um
estudo feito por psicólogos nos EUA, Suíça e Alemanha mostrou que mensagens como "fumar deixa você menos atraente" ou "o fumo afeta as pessoas próximas a você" são muito mais eficientes. Fica a dica quando você tiver o impulso de “puxar a orelha” de um amigo fumante: isso é chato e não funciona!

Foi com essa ideia que o oncologista Murilo Buso, comandante deste movimento que une moda e antitabagismo no Brasil, recebeu o apoio de estilistas do porte de Walter Rodrigues (SP), Luiza Marcier (RJ) e Kumiko Watari (Londres). Os fashionistas emprestam o talento e o glam ao criar camisetas para a campanha. E o melhor: 100% do dinheiro arrecadado com as vendas são revertidos a entidades que cuidam de pacientes carentes.


A campanha nasceu em Brasília, em 2003, e este ano conquistou Paris junto com um time da primeira linha da indústria francesa da moda. O estilista Ilan Delouis, da marca Faith Connexion – que veste Madonna, Lindsay Lohan e Paris Hilton – assina a T-shirt 2010.


Aproveitando as paisagens da Cidade Luz, o fotógrafo Chris Carolina clicou a camiseta num editorial belíssimo. A T-shirt 2010 só vai ser lançada em 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco. Mas nesta quinta-feira, dia 13, nossa rede de blogueiros já recebe um aperitivo do ensaio.

Ficou curioso? Aguarde nossos novos posts...

7 comentários:

Deborah disse...

Essa campanha é mesmo muito legal, já trabalhei no INCA (Instituto Nacional de Câncer) na divisão de Controle do Tabagismo e apoio todas as iniciativas que se realcionem a campanha anti tabaco, muito bom! Vou divulgar pro pessoal de lá...bjos e boa semana!

lancelloti disse...

Muito bom!
Sou fumante passiva desde que nasci por causa da minha mãe, tia e avó! Péssimo... Até hoje, ninguém parou... =/

Fumar é CAFONA! rs

Beijo

Jowzinha disse...

N axo q fumar seja questão de moda ou n...
Ninguém começa a fumar pq é bonito ou feio!!!
Isso é uma questão complicada de ser debatida na verdade...
O q importa é q sou meio suspeita p falar, pois convivo com fumantes e de vez em qdo tb fumo.
Sei do mal, mas sou consciente q n sou viciada e tal...
Axo a campanha interessante!!!

=**, Jowzinha

Mariane Martins Manso disse...

Q iniciativa demais!!! Queria participar...

Bjs

Carol D. disse...

Ótima essa idéia! Espero que ajude muita gente!

Bjossss

LICIA TATIANE disse...

Muito importante fazer essas campanhas,conscientizar esse povo desorientado que insisti em fumar.Beijos.

Aline disse...

ÓTIMA IDÉIA!